07 julho 2015

[#VidadeMãe] Como lidar com birras

Olá pessoal. (o post é grande, mas vale a pena ler)
Alguém aí sabe como lidar com birras??? Porque eu definitivamente não sei. Eu sei que vocês devem estar pensando, como uma pessoa quer falar sobre esse assunto se ela simplesmente não sabe???
Mas na verdade sobre o assunto BIRRA, eu estou tendo uma vasta experiencia. A Yasmim sempre foi uma criança doce, calma e tranquila, porém de um ano pra cá ela decidiu que todos os seus problemas e todas as suas vontades seriam resolvidas na base da birra.

Mas é birra mesmo, daquela de se jogar no chão e levar tudo junto, de ficar vermelha, sem fôlego e os vizinhos chamarem o conselho tutelar, porque eles acham que eu estou agredindo a criança (tá, não é pra tanto).

Se ela quer alguma coisa e a gente não dá naquela hora = BIRRA
Se ela quer fazer alguma coisa que ela não consegue = BIRRA
Se ela consegue fazer aquela coisa mais está com preguiça  = BIRRA

Simples assim, ela faz birra por causa de absolutamente tudo. Fomos pacientes, conversamos, colocamos de castigo, dei umas palmadas (quando não sabia mais o que fazer), não dei atenção pra birra, mas nada adianta. Cheguei ao ponto de levá-la ao pediatra porque eu já estava achando que era problema congênito, mas eis o que o pediatra me disse: "Isso é uma fase, que vai passar, seja paciente". Eu me sinto uma péssima mãe dizendo isso, mas ás vezes ter uma criança gritando no seu ouvido 24 horas por dia, torna a tarefa de ser paciente um pouco difícil. Crianças deveriam vir com manual de instruções de como lidar com as birras!!!

Foi aí que eu resolvi recorrer para a internet, ver algumas dicas, colocá-las em prática e mostrar pra vocês o que funcionou ou não. A gente sempre vê as dicas, mas nunca ninguém falando se dão certo.

e tem várias dicas interessantes. Lembrando que eu não estou aqui para criticar nenhuma dica do site, cada criança é única e cada mãe tem uma forma de agir, eu só estou mostrando quais dicas funcionaram pra mim.

1. Não perca o controle: seja firme, mas também acolhedor
É sempre muito difícil manter o controle, principalmente quando a birra é em público, porém é notável que quando a gente mantém o controle, nós conseguimos entender e lidar melhor com a situação. Ser firme aqui não ajuda muito, mesmo eu não brigando e nem falando alto com ela, parece que quando eu fico na altura dela pra poder conversar, ela age com um certo medo e chora ainda mais.

2. Não ceda aos apelos da criança e mantenha a palavra

Nunca cedi, e é por isso tantas birras, hahahaha. Por mais que eu não tenha muita paciência com a birra, eu não crio na cabeça dela que ela consegue as coisas por causa da birra.

3. Dê exemplos: sair batendo porta dentro de casa não é um deles
Isso de dar exemplo é muito complicado, afinal não queremos que nossos filhos aprendam o que nós fazemos de errado, mas não conseguimos acertar sempre. Eu tenho o péssimo hábito de descontar a raiva nas coisas, mas hoje eu me policio muito para não deixar com que elas vejam. E por incrível que pareça, as minhas "birras" estão bem menos frequentes. 

4. Não dê atenção à birra  
Aqui isso definitivamente não funciona. A Yasmim me segue chorando e esperneando onde quer que eu vá, ela sobe em cima de mim pra me mostrar a birra e quanto menos eu dou atenção, mais tempo dura a birra. Pelo menos aqui, fingir que não estou ouvindo (e olha que sou boa nisso) não funciona.

5. Dê castigos proporcionais (e não se sinta culpado depois) 
No início tentamos todos os tipos de castigos existentes. Ela parava a birra por causa de uma coisa, e recomeçava a birra por causa do castigo. O que nós mais usamos, foi a dica da SuperNanny de deixar sentadinha na cadeirinha do pensamento por alguns minutos, quando ela passou a entender que parar com a birra era muito melhor que ficar sem o brinquedo ou a televisão, as coisas começaram a melhorar. Mas ainda sim não foi motivo suficiente para ela sumir com as birras, ela só para a birra quando convém.

6. Não meça forças com a criança e seja flexível de vez em quando
Acho que depois de tantas birras eu sou a pessoa mais flexivel do planeta. Ás vezes eu não cedia, não por ser errado, mas pela birra. Hoje eu percebo que certas coisas não precisam do "não" e sim de limites. Várias proibições viraram coisas positivas de uma forma de aprender limites. Passamos a colocar na balança o que era realmente importante na hora de proibir. Afinal quem gosta de ser proibido de tudo???

7. Explique o que ela está sentindo e veja o que está acontecendo
Aqui isso também não funciona, a Yasmim só quer saber do que ela quer e não do que está sentindo. Porém, ás vezes o simples fato de perguntar o porquê da birra, o que ela quer, já faz com que ela se acalme.

8. Distraia a criança
Isso com certeza é o que mais funciona. Sempre que a birra começa eu já ofereço outro brinquedo, ou mostro alguma outra coisa, cor, figura que a birra cessa na hora.

9. Compare a atitude dela com a das pessoas ao redor
Ás vezes funciona, outras não. Comparar ela com outras pessoas que não estão dando birra e mostrar pra ela que só ela está chorando, ás vezes dá certo, e outras faz ela ficar com vergonha e chorar ainda mais.

10. Não insista em conversar na hora da raiva
Com toda certeza do mundo. Se eu agachar e tentar conversar com ela no auge da birra, ela vai querer me dar um tapa e a encrenca vai ser pior. Eu sempre deixo ela se acalmar pra depois explicar o porque da atitude dela.

11. Valorize e qualifique a criança sempre que possível
Ela não pensa muito nisso na hora da birra, mas é uma coisa muito boa de se fazer. Ela fica cheia de orgulho quando eu elogio por um bom comportamento, quando ela vai ao supermercado e não dá um show.

12. Tome medidas preventivas
Aqui ela não se irrita somente quando está com fome ou sono, claro que é pior quando está. Pelo menos com ela é impossível prever as birras e acessos de raiva, se ela quer água e eu disser "espera", a birra está armada, e dar a água na hora não é medida preventiva, é reforçar a autoridade que ela acha que tem.


Desculpem pelo post enorme, mas eu espero muito que essas dicas ajudem vocês. Aqui deu uma amenizada, mas não sumiram totalmente. Estou esperando ansiosamente essa fase passar.

Espero que tenham gostado, um super beijo, e até o próximo post!!!=D

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 renata massa