27 julho 2015

[Organizando] Quero comprar | Preciso comprar

Olá pessoal.
Quando se está pensando em organizar as finanças, em economizar uma graninha o ponto de partida é avaliar melhor tudo aquilo com que gastamos o nosso dinheiro, avaliar tudo o que compramos e o fim para cada uma dessas compras.
Há algum tempo atrás nós aqui em casa vivíamos em plena desorganização financeira, comprávamos o que queríamos, sem nos preocupar com economias. Foi aí que as dividas se acumularam de uma forma que fomos muito prejudicados, enfim, tivemos que nos reestruturar financeiramente para tentar nos erguer novamente e foi usando várias dicas que eu pesquisei e implementei na nossa vida que conseguimos essa proeza.
Nesse post eu trago a dica que fez a total diferença nesse processo que é separar o que queremos comprar daquilo que precisamos comprar. Ás vezes aquele sapato lindo que está nos chamando da vitrine não é o que precisamos já que temos milhões de pares de sapatos, e é aí que entra a lista Quero comprar | Preciso comprar.
Quando pensar que quer comprar qualquer item, se faça as seguintes perguntas:

1) Eu preciso disso? Nem sempre precisamos de tudo que queremos.
2) Para quê eu preciso disso? Analise se é realmente necessário, e se pode esperar.
3) Onde e como será usado? Compramos certas coisas que são usadas uma vez e depois esquecidas no armário, analise se aquele item poderá ser usado mais de uma vez e em mais de uma finalidade.

Implemente essas perguntas em todos os departamentos da casa, no vestuário, nos brinquedos das crianças, nos utensílios de decoração e funcionalidade da casa, e claro na lista de supermercado (em breve terá um post mostrando como eu faço a lista do supermercado).

Faça uma lista com o que você quer muito comprar mas que não é muito necessário e pode esperar, e uma outra lista com aquilo que é necessário e que precisam comprar o mais breve possível. E como eu disse faça estas listas para cada departamento da casa.

Exemplo

 QUERO COMPRAR
PRECISO COMPRAR
- Sandália nova
-Meias para as crianças
-Colar de ouro
-Camisetas para o marido
-Jeans novo
-Chinelos

Com isso não estou querendo dizer que nunca vamos comprar ou fazer aquilo que queremos, porque sempre precisaríamos comprar coisas, mas com isso não deixaríamos o necessário de lado e com a economia podemos nos render a algumas regalias.

Pessoal é isso, espero que a dica seja válida.
Um super beijo, fiquem com Deus e até o próximo post.

Um comentário:

  1. Isso é muito importante Fe, legal ver esse assunto por aqui!
    Acho que sou um pouco desorganizada nesse quesito, mas pensar nesse "quero/preciso" é uma boa dica! =D
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir

 renata massa