24 julho 2014

[#VidadeMãe] Epilepsia!

Olá pessoal!!!!
Esse post, era pra ter vindo ao ar ontem pelo cronograma, mas devido as inúmeras coisas da faculdade que eu tive pra fazer, não deu. Antes tarde do que nunca, hehe.

Bom, esse post é pra falar de uma doença, conhecida até, mas que muita gente não sabe muito à respeito, que é a Epilepsia?!?

Epilepsia
É uma alteração temporária e reversível do funcionamento do cérebro, que não tenha sido causada por febre, drogas ou distúrbios metabólicos e se expressa por crises epilépticas repetidas. 
A causa pode ser uma lesão no cérebro, decorrente de uma forte pancada na cabeça, uma infecção (meningite, por exemplo), neurocisticercose ("ovos de solitária" no cérebro), abuso de bebidas alcoólicas, de drogas etc. Às vezes, algo que ocorreu antes ou durante o parto. Muitas vezes não é possível conhecer as causas que deram origem à epilepsia


A crise convulsiva é a forma mais conhecida pelas pessoas e é identificada como "ataque epiléptico". Nesse tipo de crise a pessoa pode cair ao chão, apresentar contrações musculares em todo o corpo, mordedura da língua, salivação intensa, respiração ofegante e, às vezes, até urinar.
A crise do tipo "ausência" é conhecida como "desligamentos". A pessoa fica com o olhar fixo, perde contato com o meio por alguns segundos. Por ser de curtíssima duração, muitas vezes não é percebida pelos familiares e/ou professores.
Há um tipo de crise que se manifesta como se a pessoas estivesse "alerta" mas não tem controle de seus atos, fazendo movimentos automaticamente. Durante esses movimentos automáticos involuntários, a pessoa pode ficar mastigando, falando de modo incompreensível ou andando sem direção definida. Em geral, a pessoa não se recorda do que aconteceu quando a crise termina. Esta é chamada de crise parcial complexa.
O tratamento das epilepsias é feito através de medicamentos que evitam as descargas elétricas cerebrais anormais, que são a origem das crises epilépticas. Acredita-se que pelo menos 25% dos pacientes com epilepsia no Brasil são portadores em estágios mais graves, ou seja, com necessidade do uso de medicamentos por toda a vida, sendo as crises freqüentemente incontroláveis e então candidatos a intervenção cirúrgica. No Brasil já existem centros de tratamento cirúrgico aprovados pelo Ministério da Saúde.
Esse post, tem por intuito, instruir e dar cada vez mais informações à sociedade sobre a epilepsia. A Epilepsia é apenas uma doença neurológica comum. Não é uma doença contagiosa, pode acometer pessoas de todas as faixas etárias. A pessoa que tem epilepsia, não morre da doença, não fica retardado, pois a doença tem tratamento e na maioria das vezes é benigna e não traz nenhuma sequela. Os pais não devem ter vergonha, ou desesperança em relação ao futuro da criança, pois a criança com epilepsia pode levar uma vida normal como qualquer outra criança, pode correr, brincar, estudar (não tem nenhum tipo de atraso mental), praticar esportes, etc. E é super importante que os pais entendam que não devem super proteger a criança com epilepsia, seguindo o tratamento e o acompanhamento do médico regularmente, a criança leva uma vida absolutamente normal. Eu coloquei uma foto da minha princesa no inicio do post, por que ela tem epilepsia, e quem olha pra ela vê que ela é uma criança normal, saudável, e principalmente feliz, ela só tem que tomar remédio diariamente. Em muitos casos, quando a epilepsia se manifesta em crianças á partir dos 3 anos ou menos, as chances de após alguns anos de medicação, da criança se curar e não ter mais que tomar a medicação são altas. Falta só mais um ano pra Emilly tomar a medicação e se ela não tiver nenhuma crise até lá poderemos tirar a medicação (claro que com o acompanhamento do neurologista sempre). Nós descobrimos a epilepsia quando ela tinha 3 anos, até ela se adaptar a medicação ela manifestou todos os tipos de crise, tanto as convulsivas, quanto as de ausência e a parcial complexa. Depois que ela se adaptou a medicação ela continua com o acompanhamento neurológico, mas já tem mais de um ano que ela não manifesta nenhum tipo de crise. Nós como pais, procuramos incentivar ela a fazer todos os tipos de atividades e mostrar pra ela, que ela é igual a todas as crianças da idade dela. Quando tem que elogiar, é elogiada e quando tem que corrigir ela é corrigida. Não motivo nenhum pra tratar ela de forma diferente.

P.s: As informações sobre a doença foram retiradas do site www.minhavida.com.br/saude/temas/epilepsia

Obs.: Não se esqueçam de dar aquela passadinha na postagem Ajudem a Maria Eduarda e saber como ajudar a princesa. #doeamor #doemedula #doevida

Espero que tenham gostado!!!!
Super beijo, fiquem com Deus e até o próximo post!!!!!=D

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 renata massa