16 setembro 2014

[#VidadeMãe] Birra!!!

Imagem do Google


Olá pessoal!!!


O post de hoje é pra falar de um assunto que nós mamães conhecemos bem, que é fase de birras dos pequenos.
A Yasmim está nessa fase, e confesso que ta sendo bem dificil de tolerar. Ela quer tudo na hora, e se a gente se recusar a dar o que ela quer, começa o choro, os gritos, ela se joga no chão, esperneia, se tentamos corrigi-la e falar com ela em um tom de voz mais rígido, ela tenta bater, se damos outra coisa pra ela se distrair, ela joga longe.
A gente tenta ao máximo manter a calma, tentamos falar com ela da forma mais paciente possível, mas ta sendo complicado. Ás vezes ela chora muito, soluça, e dá uma pena e confesso que as vezes (mesmo sendo errado) a gente acaba cedendo.
Pesquisando sobre o que fazer nesses casos eu encontrei o site http://delas.ig.com.br/filhos/educacao/12-dicas-praticas-para-lidar-com-a-birra/n1597588887145.html que me ajudou muito, com várias dicas como:
* Ser firme e manter o controle, afinal de contas, gritar com a criança só vai mostrar que vc está fazendo a mesma coisa que ela, sem contar que vai assustá-la e vai fazê-la gritar ainda mais. Manter o tom de voz firme e mostrar que a atitude dela não está certa e mostrar os motivos.
*Não ceder e manter a palavra, pois se ceder aos desejos da criança ela percebe que sempre que fizer escandalo conseguirá aquilo que quer.
* Dê exemplos, brigas entre familiares, pode ser entendida como a "birra" dos adultos, então nada de sair batendo portas, ou gritando.
*Não dê atenção á birra, simplesmente, finja que não se importa com o escandalo (essa é a parte mais dificil, pois todo mundo fica olhando), então a criança não terá alternativa senão parar com o "show".
*Dê punições de acordo com o ato, afinal as crianças precisam aprender que seus atos terão consequencias, calcule o castigo de acordo com a birra, pra não correr o risco de desistir no meio do castigo.
*Não meça forças com a criança, ela deve aprender quem coloca as regras, mas coloque essas regras somente quando for realmente necessário, o não pode deve ter pelo menos fundamento.
*Compare as atitudes dela com as atitudes de outras pessoas, aqui eu sempre faço isso, quando começa a birra eu já logo digo, " Olha lá filha, a Emilly não tá chorando", não é sempre, mas funciona na maioria das vezes, por que ela fica com vergonha.
*Não insista na conversa no auge da briga, quando a criança esta no auge do chororô ela não vai dar atenção e não vai entender o que vc quer dizer, espere o momento critico passar pra então iniciar a conversa.
* Valorize os pontos positivos da criança, como o bom comportamento naquele lugar em que num outro momento teve uma birra épica, mostre que confia na criança.

Tem várias outras dicas, mas eu coloquei aqui só as que eu venho testando e vem dando certo, afinal a Yasmim ainda é muito pequena pra entender o que é certo e o que é errado, mas a gente sempre que diz "NÃO", procuramos mostrar o "porque". Sinceramente espero que essa fase passe logo, já que a Emilly nunca fez birra, somos inexperientes nessa área.

E as crianças de vc's dão birra??? Me contem aí nos comentários....


Espero que tenham gostado!!!
Super beijo , fiquem com Deus e até o próximo post!!! =D

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 renata massa