02 agosto 2013

Vim contar: Epilepsia!!!!!!

Olá meninas!!!Hoje eu vim contar sobre uma doença que a algum tempinho começou a fazer parte da minha vida e que hoje eu tive que aprender a conviver com ela!!!!!!
Bom vamos lá?!?
Há mais ou menos 10 meses, em um belo dia eu (que estava grávida de 3 meses) coloquei minha linda, perfeita e saudável Emilly pra dormir como todos os dias eu fazia, no outro dia eu chamei ela pra tomar café e ela não respondeu, achei aquilo muito estranho pois a Emilly quando era chamada pra comer, ela sempre vinha correndo, nesse dia ela não veio correndo e também não me respondeu, fui até a caminha dela, chamei por ela e ela estava com os olhos arregalados e vidrados, olhando para o teto, mexendo a boquinha como se estivesse mastigando, coloquei ela no colo e tentei conversar com ela ainda sem resposta, e ela começou a falar, mas eram coisas completamente sem sentido.
Fiquei com medo e chamei a minha sogra e pedi pra levarmos ela ao posto de saúde (meu marido até então estava trabalhando) chegamos no posto de saúde só tinha um enfermeiro disponível, que examinou ela e nos disse que ela estava com palpitações e baixa oxigenação no sangue, nos transferiram para uma outra unidade de atendimento.
Uma pediatra (muito boa por sinal) já nos atendeu assim que chegamos, e o primeiro diagnóstico foi que ela estava com intoxicação por causa de remédios ingeridos (como assim?!? meu primeiro pensamento foi, ela nunca tomou remédio nenhum), eu tinha certeza absoluta que ela não tinha tomado remédio algum.
Nesse momento me bateu o maior de todos os desesperos, minha filha tao pequena e indefesa , foi pra uma sala de emergência e teve que ficar ligada em um monte de aparelho e no suporte de oxigênio, acho que a pior parte de tudo foi não poder entrar na sala com ela, e ver só através de uma janelinha, minha pequenininha ligada a um monte de fios e não poder fazer nada por ela.
Sentei em um banco próximo a sala, e de 20 em 20 minutos alguem vinha me trazer noticias de como ela estava e que estavam fazendo exames.
Quando penso que as coisas deram uma acalmada, acontece um corre, corre de médicos entrando na sala de emergência , nessa hora meu marido chegou e quando eu o vi, parece que meu mundo desabou nos braços dele, eu não conseguia parar de chorar e nem de rezar, pedindo a Deus que não largasse a mãozinha da minha princesa.
Ainda sentada com meu marido, a pediatra que tinha atendido ela veio até nós e disse que ela tinha tido 6 crises de convulsões uma após outra e que tiveram que aplicar sedativo pra cortar as crises, disse ainda que ela teria que ser transferida para uma UTI por que ela não poderia mais ficar ali, por que precisava de exames mais detalhados.
Eu não conseguia ouvir e nem acreditar no que aquela pediatra estava me dizendo, eu parecia em transe....Foi ai então que me deixaram entrar pra vê-la.
Ela já estava acordada, meio molinha e quando ela me olhou ela disse assim:-Eu quero ir embora mamãe!!!
Gente a única coisa que eu consegui fazer foi deixa-la la com o papai dela e sair por uns instantes por que eu senti naquele momento que eu não tinha forças pra vê-la naquela situação.
Mas como Deus é perfeito na sua imensa bondade e misericordia, tocou meu coração e me fez ver que eu era mais forte que eu pensava e que agora minha princesa precisava de mim e da minha força, me fez ver que acima de tudo minha filha estava viva e conversando.
Entao eu voltei la pra dentro, pra colocar ela na ambulância pra levar pra um hospital maior com UTI.
Chegando lá, ela já estava sentando e conversando e quando o neuro pediatra examinou ela viu que não seria necessário leva-la para UTI, agradeci muito a Deus nesse momento.
Ela fez um eletroencefalograma e uma tomografia de cranio, onde foi diagnosticado desorganização neurológica no lobo frontal, a chamada epilepsia!!!!
O médico receitou um remédio pra uso continuo e nos encaminhou para acompanhamento neurológico, disse que não saberia quanto tempo na vida ela iria ter que tomar a medicação....
No mesmo dia ela teve alta e voltamos pra casa cheios de vidros e mais vidros de remédio.....
Após 6 meses tomando 2,5 ml de remédio controlado 3 vezes ao dia ela teve outra crise de convulsão e lá fomos pro hospital novamente, ela recebeu os sedativos e a dose do remédio dela foi aumentada pra 4 ml 3 vezes ao dia....
Bom o que eu posso dizer é que hoje após 10 meses de acompanhamento neurológico (que ela faz todos os meses) a Emilly é uma criança totalmente normal, ela fala fluentemente, brinca com todas as crianças, é muito amável e generosa, é uma criança iluminada por Deus, é como se ela não tivesse problema nenhum.
Depois das primeiras crises, eu não conseguia acreditar que a minha princesinha que eu tinha criado com tanta atenção e cuidado estava passando por tudo aquilo.
Pedia a Deus inúmeras vezes para cura-la e se alguem tivesse que pagar por alguma coisa que fosse eu e não ela....Mas com o tempo eu aprendi a aceitar e acreditar que pra tudo Deus tem um propósito, que ele só me fez passar por isso por que sabia que saberia lidar e teria forças pra isso....
A gente juntamente com a neuro pediatra dela temos o plano de que se ela ficar sem nenhuma crise dentro de 2 anos ela vai começar a reduzir a medicação, até lá é rezarmos e termos fé para que nada aconteça e desde março deste ano nada vem acontecendo Graças a Deus!!!!
Então pras mamães que tem uma criança em casa com epilepsia, o melhor que tem é se informar bastante e ver que eles são somente crianças que tem que tomar remedinho todos os dias, e que no mais eles são iguais....A Emilly é perfeita, inteligente, esperta, vai pra escola todos os dias, brinca com os amiguinhos e é o meu orgulho!!!!!





Um comentário:

  1. Fe, li e me emocionei, que Deus abençoe muito a Emily e Ele me curou de uma doença sem cura para medicina, me devolveu a visão, Ele pode todas as coisas, e eu creio que em breve a sua bonequinha não precisara mais de remedios. Força e fé. Bjs Fe

    ResponderExcluir

 renata massa