04 julho 2013

O Assunto de Hoje é: Chupeta dar ou não dar??Eis a questão!!

Olá meninas!!!!No post de hoje eu vou falar sobre um assuntinho bem polêmico pras mamães: Chupeta.
Minha filha Emilly, mamou chupeta até os dois anos, e a Yasmim de 3 meses mama chupeta também....
É uma dúvida constante, que afligem as mamães...Bom eu, acredito que, se a criança é mais calma e sossegada, não é aqueles bebês chorões, acho que não tem necessidade de dar a chupeta, eu dei pra Emilly por que era a única coisa que acalmava ela, já a Yasmim eu dou por que dei a primeira vez pra ver se ela pegava  e ela gostou, mas ela é bem calma, então só mama chupeta pra dormir. A chupeta pode sim atrapalhar a amamentação por que pode causar confusão na cabecinha do bebê, e ele também acaba percebendo que o ato de chupar a chupeta é mais fácil do que de sugar no peito!!!!Sei que parece uma contradição de idéias...Mas a Emilly não mamou chupeta imediatamente quando nasceu e também não quis mamar no peito, ou seja ela nunca havia colocado um bico que não fosse o do peito na boca e mesmo assim não quis, foi aí que ela começou a mamar na mamadeira e assim eu ofereci a chupeta, ou seja, ela não quis mamar no peito mesmo não mamando chupeta!!!A Yasmim mama exclusivamente no peito, e por enquanto o ato de mamar a chupeta não está atrapalhando em nada a amamentação dela!!!!
Então meninas aqui vai uns dos motivos para qual eu dou chupeta para minhas meninas:
01- A Emilly era uma criança inconsolável, então eu preferi dar a chupeta do que ver minha pequena ficar até vermelha de chorar horas a fio, a chupeta acalmava ela....
02- Emilly começou a mamar o dedo. Depois disso eu preferi trocar o dedo pela chupeta, afinal de contas tirar a chupeta é mais fácil do que tirar o dedo!!!
03- A criança dorme mais rápido e mais calma. Querendo ou não a mãe sente o cansaço bater no fim do dia, então era ótimo quando ela dormia calma, rápido, por que assim eu podia descansar também....(deixando claro que não dei chupeta á ela pra descansar, ela já mamava chupeta e eu só uni o útil ao agradável)
04- A Yasmim mama chupeta somente quando está com muito sono e não dorme de jeito nenhum, aí a chupeta ajuda ela a dormir, ou quando ela está muito irritada e chorando muito, caso contrário eu não dou chupeta á ela (já ficou dias sem colocar a chupeta na boca por que não foi necessário).

Experiência Própria:
Bom meninas eu já ouvi muito que chupeta pode causar má formação da dentição e que também pode dar cáries nos dentinhos, além do mau crescimento da face. Eu não duvido de forma alguma, porém a Emilly mamou chupeta 2 anos e tem todos os dentes certinhos, nos seus devidos lugares, não teve a fala prejudicada e também não teve mau crescimento da face e nem cáries nos dentes. Isso não significa que a Yasmim também não vai dar( Deus queira que não), mais é um risco que eu posso ou não correr....Então uma dica que eu dou ás mamães, é que pensem bem se vão ou não dar chupetas aos bebês, cada mamãe conhece bem o seu bebê e eu recomendo que não dê a menos que a mamãe julgue necessário.

Tipos de chupeta:
Tem vários tipos de chupeta, as de bicos de silicone e outras de látex, pra bebês de até dois, seis ou mais de seis meses, de bico redondo e bico ortodontico, de várias cores e modelos...
Na hora de escolher as de bico ortodonticos são melhores pois não agridem ou quase não agridem o formato da dentição.
As de bicos redondos tem a fama de deixar os dentinhos "tortos"
Bom no meu caso a Emilly só mamava a de bico redondo, e não aconteceu nada, mais é melhor não arriscar, a Yasmim já mama as de
bico ortodontico....
Aí vai da preferência de cada bebê e de cada mamãe....






Dicas para tirar a chupeta do bebê:
Bom aí vai algumas dicas que eu usei com a Emilly e que deram certo pro "desmame" da chupeta
01- Deixar a criança ver jogar a chupeta no lixo ou ela mesma jogar, isso ajuda por que depois ela viu que a chupeta ta no lixo e que não terá mais.
02- Não ceder á qualquer chorinho. Com a Emilly foi super tranquilo, ela perguntava pela chupeta mais não chorava por causa dela, porém acredito que se os pais cederem uma única vez a criança vai acostumar a chorar pra ganhar a chupeta de volta.
03- Quando for tirar a chupeta do bebê, não jogue só uma unica chupeta no lixo, jogue todas pra não correr o risco de acabar cedendo.

Obs: Em nenhum momento do post, eu digo que é melhor dar ou não a chupeta ao bebê, só relato experiências que aconteceram comigo, dar ou não fica a critério de cada mamãe e papai!!!!Também não digo que o que aconteceu comigo irá acontecer com todas!!!!

Então pessoal, esse foi o nosso assunto de hoje, espero que tenham gostado!!!!!
Beijos, fiquem com Deus e até o próximo post!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 renata massa