04 março 2015

[#VidadeMãe] Melhores brinquedos para os pequenos

Olá pessoal!!!

Imagem do Google


Todos os pais concordam que independente da idade da criança não existe coisa melhor que brincar. Brincando elas estimulam a criatividade, a imaginação e também se socializam melhor com outras pessoas e outras crianças. Aqui em casa eu adoro presentear as meninas com bonecas e pelúcias, que acho a cara de menininha, mas eu também percebo a necessidade de comprar pra elas brinquedos mais educativos que auxiliam no desenvolvimento delas. Pensando nisso eu decidi fazer esse post pra vocês, mostrando os brinquedos que são mais indicados para cada faixa de idade da criança e que mais auxiliam o desenvolvimento dos pequenos. Antes de fazer a listinha dos brinquedos, eu quero mostrar pra vocês uma matéria em um site que eu li sobre a importância de brincar.

Importância de brincar
"O princípio VII da Declaração Universal dos Direitos da Criança, aprovada por unanimidade pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1959, já estabelece: toda criança tem direito ao lazer infantil.Brincar é essencial para o desenvolvimento do seu filho - e o valor da brincadeira não pode ser subestimado.Brincar tem um viés que vai muito além da simples fantasia. Enquanto um adulto vê apenas uma criança empilhando bloquinhos, para o pequeno aquilo significa experimentar as possibilidades de construir e conhecer novas cores, formatos e texturas. "Para a criança, brincar é um processo permanente de descoberta. É um investimento", explica Tião Rocha, antropólogo, educador popular e folclorista, fundador do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento, em Minas Gerais.A literatura e as pesquisas demonstram que brincar tem três grandes objetivos para as crianças: o prazer, a expressão dos sentimentos e a aprendizagem. "Brincando, a criança passa o tempo, mostra aos pais e professores sua personalidade e descobre informações", resume Áderson Costa, professor do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. Estabelecer um horário diário ou semanal para brincar com seu filho é o primeiro passo para garantir que ele faça esta atividade com frequência. Muitos pais lotam a agenda dos filhos com afazeres extracurriculares, o que extingue o momento da brincadeira. "Toda agenda de criança deve ter um espaço diário para não fazer nada - é aí que surge o espaço para brincar", orienta Áderson. Participar da brincadeira dos filhos também dá uma vantagem aos pais: conhecê-los melhor. Como a criança se expressa brincando, os pais observadores descobriram as vulnerabilidades e os pontos fortes de seus filhos. "Brincar juntos aumenta o grau de confiança e o vínculo entre pais e filhos", diz.

Brincadeiras e brinquedos para cada faixa etária.

Até 2 anos: Nesta fase, a brincadeira tem que estimular os sentidos. Correr, puxar carrinhos, escalar objetos, jogar com bolinhas de pelúcia são atividades recomendadas. 
Obs.: Essa é a idade que a Yasmim está, e os brinquedos que ela mais gosta, são os bloquinhos de pelucia e bolinhas coloridas.

De 3 á 4 anos: Começam as brincadeiras de faz de conta. As crianças respondem a brincadeiras de casinha, de trânsito, de escolinha e de outras atividades cotidianas.

De 5 á 6 anos: Os jogos motores (de movimento) e os de representação (faz de conta) continuam e se aprimoram. Surgem os jogos coletivos, de campo ou de mesa: jogos de tabuleiro, futebol, brincadeiras de roda.
Obs.: Essa é a idade que a Emilly está, e confesso que agora ela tem deixado um pouco de lado os brinquedos, e partiu para as brincadeiras como pega-pega, os balanços, jogos de bola e casinha. Sem contar que agora ela não quer mais brincar sozinha, ela quer sempre estar com os amiguinhos e é aí que eu percebo que a irmã tem um papel fundamental na vida dela.

Acima de 7 anos: A criança está apta a participar e se divertir com todos os tipos de jogos aprendidos, mas com graus de dificuldade maiores.

Fonte: Esse post foi todo baseado na matéria do site http://delas.ig.com.br/filhos/a-importancia-do-brincar/n1237554276340.html. Acessem e confiram a matéria completa!!!

Bom pessoal, é isso. Me contem aí nos comentários o que os filhos de vocês mais gostam de brincar e qual a idade deles.



Ainda não conhece meu canal do Youtube??? Então clique aqui e se inscreva =D Espero que tenham gostado, super beijo, fiquem com Deus e até o próximo post!!!=D

Um comentário:

  1. Bem legal o post.. Sempre pesquiso o tipo de brincadeira certa pro meu pequeno.. Pra que ele aprenda brincando!!

    Beijos,ótima semana!!

    www.aesperadomeubernardo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

 renata massa